Estudando BDSM: cuidado com o viés de confirmação!

SENHOR FERNANDES
2 min readDec 6, 2020

É a tendência de se lembrar, interpretar ou pesquisar por informações de maneira a confirmar crenças ou hipóteses iniciais. Segundo este conceito, crenças pessoais com os quais estamos emocionalmente ligados ou que nos beneficiam podem nos levar a valorar informações não pela qualidade dos argumentos ou evidências que a sustentam, mas pelo fato delas apoiarem ou não aquilo que acredito e que creio que me beneficia.

Imagine uma pessoa que está se aproximando agora do BDSM, que viu vídeos que lhe deixaram excitada e quer praticar aquilo. Esse simples fato pode lhe deixar mais propícia a ser seduzida por ideias que facilitem o seu caminho até a prática (“BDSM é fácil, as pessoas que complicam”), por ideias que diminuam o custo ou o risco (“não tem problema, é seguro, vai por mim”,“não é abuso, é só a parceira dizer sim”), que lhe façam sentir-se uma pessoa especial por isso (“BDSM é uma sexualidade mais evoluída que a baunilha” “você tem uma essência submissa/dominante”) que diminuam as críticas ao que ela quer fazer (“quem disse isso era um preconceituoso/um falso praticante/um desinformado”).Argumentos que se aproximem da ideia de BDSM apresentada nos vídeos iniciais serão melhor encarados, pelo simples fato de serem as primeiras fontes que ela teve contato sobre o assunto (o chamado Efeito Irracional de Primariedade), assim como ideias que lhe darão algum benefício concreto por defendê-las, como ser aceita pelos praticantes da sua cidade, por exemplo.

Como lidar com isso? Bom, saber que existe já é um passo importante para não cair na armadilha. Trabalhar a própria autoestima para lidar melhor com frustrações, e assim ter menos motivo para temer estar errado, também é importante. Tenha paciência e cuidado com a afobação. Entender como um saber é construído, as armadilhas retóricas existentes e ter uma atitude ativa de que é melhor realmente ampliar seu conhecimento do que parecer está certo, para si mesmo e para os outros, são boas “vacinas” contra as “fake news” do meio. Pretendo escrever mais textos nesse sentido em breve ;)

--

--

SENHOR FERNANDES

Dominador de Recife-PE. Textos sobre BDSM pensado fora da caixa. Instagram: @srfernandes.ed